30/04/2014 - 12:19:16

Sistema de balizamento noturno do Aeroporto de Lavras passa por revisão total

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O sistema de balizamento noturno do Aeroporto Regional Padre Israel está sendo totalmente recuperado pelo Governo Municipal através de empresa especializada. O Aeroporto não estava apto a funcionar durante a noite desde o mês de janeiro, depois que o RCC (Regulador de Corrente Constante), equipamento que regula toda a voltagem do sistema, queimou após uma descarga elétrica que inutilizou o aparelho. O RCC trabalha conjugado a um painel de controle geral, um sensor eletrônico que monitora as oscilações da corrente elétrica oriunda da rede externa e um gerador a diesel que entra em operação na falta de energia elétrica, tudo conectado aos 93 terminais luminosos instalados ao longo de toda à extensão da pista.

 

Ter o balizamento noturno instalado e operando é uma das exigências básicas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para homologar as pistas de pouso dentro do território nacional para operações comerciais. Além do balizamento, os aeroportos devem possuir brigada de incêndio operando, terminal de embarque e desembarque e ter toda a área do aeroporto devidamente cercada, entre outros quesitos.

 

Com o equipamento danificado, o Governo Municipal optou por recuperar o aparelho como alternativa à compra de um novo, avaliado em R$ 35 mil no preço de mercado, o que gerou uma economia superior a 50% aos cofres públicos com o serviço. De acordo com Daniel Ferreira, técnico da DTEC – Auxílios Visuais, empresa especializada em assistência técnica no setor aeronáutico, a imensa maioria dos municípios opta pela compra de novos aparelhos, o que onera em demasia o custo final dos serviços. “Além de mais barato, o serviço incluiu a avaliação da parte elétrica dos demais equipamentos, a revisão total de toda a rede de cabeamento e de cada um dos 93 terminais na pista, com verificação de lâmpadas e reatores. Ou seja, uma revisão completa do sistema pela metade do preço de um único aparelho novo”, explica Daniel.

 

 

 

Sobre o problema que danificou o RCC, o técnico disse que pode ter ocorrido uma descarga atmosférica, uma sobrecarga na rede instalada na pista ou problema decorrente de aterramento feito inadequadamente quando da instalação dos equipamentos. O Aeroporto Padre Israel foi reformado em 2010 dentro do Programa Revitalização dos Aeroportos (Proaero), do Governo de Minas. Atualmente a pista é liberada apenas para vôos particulares, como ocorre no caso de transferências médicas por UTI Aérea ou aeronaves de empresas que funcionam em Lavras. não permitindo a sua utilização para linhas comerciais devido à proximidade com o aterro controlado (lixão) localizado a menos de 20 km da pista de pouso, próximo a BR-265 (Itirapuan), e falta de uma brigada contra incêndio.

 

Para o Chefe do Executivo, a restauração do balizamento noturno no aeroporto da Baunilha era uma ação vital para a logística operacional da unidade. “O Aeroporto da Baunilha tem uma função que vai além de possibilitar o simples pouso e decolagem das aeronaves, ele é importante nos casos de emergências médicas, serve como ponto de apoio para aeronaves em trânsito, facilita o planejamento das viagens tanto para o usuário local quanto para aqueles que vêm a Lavras à negócios, participar de eventos nas universidades ou a trabalho, sendo um fator positivo para qualquer cidade que quer atrair investimentos, além de permitir que um dia empresas de linhas comerciais possam operar aqui. Por isso, é fundamental que ele esteja funcionando de maneira plena, com balizamento, brigada de incêndio e um terminal que atenda às necessidades. É bom lembrar ainda espera-se para o futuro viabilizar a licitação de áreas às margens da pista para a construção de hangares particulares ou de empresas, o que futuramente poderá incrementar ainda mais o movimento no aeroporto e trazer novos investimentos para Lavras”, destacou.