Institucional « Radio Cultura 770 AM Lavras

Institucional

frente-300x166
A Rádio Cultura de Lavras antes de ter esta denominação, era chamada ZYI-6 Rádio Cultura D`Oeste e tem como cidade natal Uberlândia, no Triangulo Mineiro. Mais tarde, um grupo de empresários, interessados no progresso de Lavras, trouxe a que viria a ser a única rádio AM da região.

 

No dia 26 de Janeiro de 1947, os empresários Leon Jofre Avayou e José Mendes inauguraram oficialmente, a ZYI-6 Rádio Cultura D`Oeste na cidade de Lavras. A solenidade aconteceu no então extinto, Teatro Municipal, com apresentação de artistas lavrenses comandados pelo diretor da emissora, Elcídio Grandi. A torre de transmissão foi instalada no bairro Nova Lavras, posteriormente foi transferida para a rua Benedito Valadares, em frente ao fórum. Hoje a torre funciona na Chácara San Carlo, no bairro Novo Horizonte.

 

A Rádio alcançou grande desenvolvimento, instalada à Rua Barão do Rio Branco, primeira sede, com grande elenco de programação, notícias, transmissões esportivas, informações sobre os mais diversos acontecimentos, programas de auditório, programas musicais com a participação de artistas lavrenses. Um destaque desta época foi o inicio da carreira da cantora Wanderléia, que teve o necessário incentivo para alcançar a projeção artística que ostenta até hoje. Outro destaque, pela sua eclética formação musical, foi Dante Silva, que imitava com fidelidade o cantor Bob Nelson.

 

Também passaram pela ZYI-6 Rádio Cultura D`Oeste, Geraldo Canarinho, que também foi diretor da emissora, Ari Murad, Dalmi Teixeira, Sílvia Novaes, Sô Chico e o Trio Branquinho, Mulatinho e Nhô Zé.A ZYI-6 Rádio Cultura D`Oeste envolveu grande equipe de locutores, entre eles: Antônio Coimbra, Orlando José, Hugo de Oliveira, José Santiago, Herculano Pinto, Letícia Guimarães, Antônio Carvalho, Celso Pitta, José Jorge, José Orlando, Iraci Costa e Elcídio Grandi e também Antonio Euclides Penoni (técnico de som.)

 

Com total apoio da família Mendes, constituiu-se assim, a primeira fase da ZYI-6 Rádio Cultura D`Oeste, em Lavras. Passaram os anos. A ZYI-6 Rádio Cultura D`Oeste foi adquirida pela Rede Bandeirantes de Rádio de São Paulo, tendo como diretores neste período José Ferran Sola, Petrônio Novaes, Geraldo Canarinho, dentre outros.Após este período, a rádio Bandeirantes vendeu esta emissora para um grupo de lavrenses formado por: José Matioli, José Santiago e Leonardo Venerando Pereira, passando, posteriormente para as mãos de Ricardo Fráguas Neto.

O programa de auditório “O Domingo do Guri”, transmitido ao vivo, inicialmente do espaço existente à Rua Manoel Alves (abaixo do Colégio Nossa Senhora de Lourdes) e posteriormente do salão Paroquial da Igreja Matriz de Santana, foi um dos grandes referenciais daquele tempo. O programa serviu de palco para calouros que vieram a alcançar renome regional e nacional.

 

Nessa época, funcionando à Rua Getúlio Vargas e em seguida à Rua Barbosa Lima, a Rádio Cultura de Lavras contava com uma equipe bastante eclética. Destaque para os locutores Rodolfo de Souza, Guillherme de Souza, Lucas Vitor, Herculano Pinto, Edir Siqueira, Joel de Souza, Daniel Morel, Edson de Souza, Nilson Alves, Zé Candonga, Aldair Ferreira, Sucupira, Édio do Nascimento Birindiba, Alessandro Carvalho, Alcino Júnior, Roberto Santos, Jéferson Fábio e Bené Viana. Vale destacar a equipe de esportes da época: Edmar de Souza, Dário Costa, José Cristino, Renato Corrêa, Carlos Alberto Gonçalves (Tati), Raquel Campos, Valério de Souza e Admilson Ramos (discotecário). Esta época também foi marcada por um dos programas noturnos mais ouvidos da região, o “Good Times”, com Evandro Carvalho.

 

Sensível investimento na programação da Rádio Cultura de Lavras, começou em 1992, quando o grupo Vicol do Brasil, através do empresário Carlos Alberto Pereira adquiriu a Rádio Cultura das mãos do empresário Ricardo Fráguas Neto.Instalada à Praça Leonardo Venerando Pereira, número 200, a rádio continuou investindo em grandes locutores, jornalistas, repórteres. Uma equipe completa.A equipe de esportes foi remodelada passando a contar com Edson de Sousa, Paula Netto, Carlos Alberto Gonçalves, Flávio Renato e Rodrigo Matos. Esta equipe era a única do sul de Minas que transmitia os jogos de Atlético e Cruzeiro no Mineirão.

 

Programas como Figuras e Fatos, apresentado pelo jornalista Herculano Pinto, completa 46 anos de transmissão. Pessoas de expressão na cidade, a ajuda ao próximo e a oratória do apresentador são suas características mais marcantes.O Programa Show da manhã, hoje com Edir Siqueira, é também outro marco para a história desta emissora e completa 16 anos. Algumas figuras ficaram para a história. É o caso do locutor Nilson Alves, que depois de manter por 25 anos o programa Sertanejo Especial, deixou de apresentá-lo em meados de 2005.A Rádio Cultura de Lavras vem se modernizando dia após dia.

 

Quando completa 59 anos, amplia sua estrutura e realiza um “up grade” em equipamentos técnicos. Tudo isso para melhorar a qualidade da programação para os ouvintes e patrocinadores. A rádio hoje é uma das poucas emissoras de amplitude modulada (AM) no Brasil em condições de transmitir a sua programação através do sistema “digital”, em implantação no país, o que, em pouco tempo, proporcionará aos ouvintes sonorização equivalente às rádios de freqüência modular (FM).

 

Hoje, a Rádio Cultura atinge um raio de 150KM de transmissão. Com uma programação moderna e atualizada, a Cultura é o principal canal da população consagrando-se como “A voz do povo”, atingindo assim todas as idades e classes sociais.Redatora: Raquel Campos Colaboração e agradecimentos – Herculano Pinto, Ana Maria Rosa Torres, Rodrigo Matos, Junior Bertolucci e Museu bi-Moreira.