23/04/2014 - 11:47:55

Simpósio de Educação reúne mais de 1.300 profissionais da Rede Municipal em três dias de palestras e oficinas

sitre4-1024x680

sitre4-1024x680

O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, realizou entre os dias 14 e 16 de abril o Simpósio de Educação 2014, evento que integra o programa de formação continuada dos profissionais da Rede Municipal de Ensino cujo objetivo principal é a transformação das práticas pedagógicas dos educadores e a construção de uma escola inclusiva que atenda os atuais desafios do setor, tanto na busca da excelência profissional quanto na realização coletiva através da reflexão sobre temas como ética, gestão educacional e ação do profissional docente, com resultados diretos na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos aos estudantes.

 

A abertura do evento, realizado na noite da segunda-feira, dia 14, no auditório do Centro Universitário de Lavras (Unilavras), contou com as presenças do Prefeito Municipal, do Vice-Prefeito, da Secretária de Educação do Município e da reitora do Unilavras, professora Christiane Amaral Lunkes Argenta. A solenidade teve ainda as participações especiais dos professores da Escola de Música EM Lavras e do Grupo de Teatro Construção, com apresentações de números musicais e de uma adaptação da peça Manual de Sobrevivência, de Willian Shakespeare.

 

Conferências

 

Na conferência de abertura, com o auditório lotado, o professor Dr. César Nunes, da UNICAMP, abordou o tema “Educação Emancipadora – Humanizar os saberes e educar os afetos”. Discípulo direto do pedagogo Paulo Freire, o educador fez um relato conciso sobre a história da educação do país, desde os jesuítas ao momento atual, passando pelos diferentes modelos adotados ao longo dos séculos, deixando um recado claro quanto à necessidade urgente de se criar uma escola que seja inclusiva e solidária tanto para educandos quanto para educadores, deixando para trás conceitos arcaicos e ultrapassados.

 

site46-1024x680

 

A programação do Simpósio seguiu no dia 15, terça-feira, com a participação de outros palestrantes de renome nacional, como a professora Dra. Rosita Edler (UFRJ), que abordou o tema “O cérebro vai para a escola e o coração vai junto”, a professora Dra. Luciene Reginha P. Tognetta (UNESP), que falou sobre “Violência e indisciplina na escola: faltam limites ou valores?”, o professor Dr. Celso Antunes (PUC), que tratou de “Como desenvolver um ensino de qualidade em uma escola pública”, e a professora Dra. Emília Cipriano (PUC), que trouxe “A leitura de mundo como pressuposto para a leitura da palavra: um olhar crítico e sensível sobre o processo”.

 

Oficinas Temáticas

 

No dia 16, quarta-feira, os participantes foram divididos em grupos para a realização de oficinas distintas para as áreas da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, além de Oficinas Temáticas e Mini Cursos. Na E. M. Padre Dehon, foram realizadas as oficinas da Educação Infantil, com os temas “Corpo e Movimento” (Profa. Poliana Savagnago); “Psicomotrocidade, brincadeira e música” (Prof. e Maestro Moacyr Carlos Júnior); “Contar História, linguagem, fábulas e contos” (Fernanda Franco de Barro Lins); “O pequeno aprendiz no mundo de cores, números, formas e conceitos” (Profa. Cristiane Augusta Costa); “Leitura e Letramento:dever ou prazer?” (Prof. Paulo César Riani Costa); “Brinquedos e Brincadeiras do passado e do presente” (Profa. Rita de Cássia Souza Spindola); “Educação Infantil e suas especialidades” (Profa. Joyce Raymundo); e “Linguagens das artes” (Profa. Márcia Bueno de Pádua).

site28-1024x680

Na E. M. Dra. Dâmina foram ministradas as oficinas do Ensino Fundamental I e II, as oficinas temáticas e os mini cursos. Os profissionais do 1º ao 5º ano trabalharam os temas “Produção de Textos: como fazer intervenções” (Prof. Lucas Arantes); “A música como ferramenta em sala de aula” (Profa. Rosimeri Pupin); “Matemática: o ensino e o prazer de aprendizagem” (Profa. Ana Maria de Araújo Ferreira); “Como avaliamos nossas escolas” (Prof. Robson Wagner Benedito); e “Mundo Vegetal: o encanto contagiante das plantas” (Prof. Didier David Pozza).

 

Para as equipes do 6º ao 9º anos, as oficinas tiveram como temas “Ensinar e aprender” (Prof. Cláudio Paris); “O papel do professor de ciências humanas na perspectiva da formação integral do aluno [meio ambiente, cidadania, ética, solidariedade, fraternidade, colaboração, autoestima, civilidade]” (Prof. Baltazar Minassian); e “Como elaborar projetos de trabalho: dando vida aos conteúdos” (Profa. Denise Diniz)

 

Oficinas Especiais e Mini Cursos

 

Nas oficinas especiais foram abordadas a “Educação inclusiva: uma escola para todos” (Profa. MS. Silvana de Lucca); “EJA: Criatividade, auto-estima e estimulação – Professores EJA” (Profa. MS. Simone Saltereli); e “Movimento e jogos da educação física – Professores Educação Física” (Prof. Adalberto Grifoni).

 

Os Mini Cursos tiveram como tema “Os papeis e as funções dos diretores de escola” (Profa. Dra. Maisa Maganha Tuckmantel) e “Desafios e práticas pedagógicas: agir dos supervisores, orientadores e coordenadores pedagógicos” (Profa. MS Giane Fregolente).

 

site37-1024x680

 

De acordo com o Chefe do Executivo “ao promovermos uma capacitação desse nível, com profissionais de renome nacional e internacional, demonstramos novamente a prioridade que essa administração dá ao ensino público em nossa cidade. O resultado não poderia ser outro: sucesso total, com comparecimento maciço dos profissionais do magistério, interessados em aperfeiçoar as técnicas pedagógicas para permitir aos alunos evoluírem através da educação. Esse é o caminho mais eficiente para uma sociedade melhor”.