Secretaria de Desenvolvimento Social lança campanha “Não dê esmola”.

Desde o início de 2013, o Governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Social, vem desenvolvendo ações de enfrentamento da situação da população de rua de Lavras. Umas delas, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Equipe de Proteção Especial de Alta Complexidade, vinculada ao CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) em parceria com Polícia Militar, grupos de serviços, ONGs e Sociedade Civil, tem o objetivo de oferecer a oportunidade de tratamentos a dependentes químicos e atender a direitos que também são da população de rua, como a promoção da dignidade e o restabelecimento da identidade dessa população.
Já há alguns meses, a Secretaria de Desenvolvimento Social tenta resolver a situação de um grupo de moradores que se instalaram na Praça Doutor Augusto Silva, um dos principais cartões postais da cidade, trazendo insegurança para moradores, comerciantes e população que passam pelo local. Um desses moradores de rua já foi encaminhado para tratamentosatravés da internação compulsória deferida pela 2ª Vara Cível de Lavras, outros ainda esperam decisão judicial para serem enviados para tratamento em clínicas especializadas, como é o caso de um casal que dorme debaixo das marquises de lojas do centro comercial da cidade, aguardando o posicionamento do juiz responsável.
Desde2013, aSecretaria de Desenvolvimento Social atendeu cerca de 700 migrantes de outros municípios e, após criteriosa avaliação disponibilizou assistência com fornecimento de alimentação, banho e o encaminhamento para entidades de assistencialismo conveniadas, além de passagens de ônibus intermunicipal ou interestadual para suas cidades de origem que são integralmente custeadas pelo Governo Municipal.
Mesmo com ações de intervenção da Secretaria, a participação da comunidade é inteiramente indispensável. Se a população ajuda dando esmola, acaba gerando o comodismo dessa população que não aceita sair das ruas e procurar por tratamento.
Diante dessa situação, o Governo Municipal lançou no domingo, dia 27 de abril, na Praça Dr. Augusto Silva, uma campanha de sensibilização social com o tema “NÃO DÊ ESMOLA”. A esmola não garante cidadania e nem a dignidade, ao contrario, alimenta vícios e preserva a comodidade.
A campanha traz cartazes fixados em locais estratégicos do comércio, além de panfletagem nas ruas da cidade, orientando a população que desejosa de fazer caridade que tenha um gesto solidário diferente. A sugestão aos que querem ajudar o próximo é procurar as instituições filantrópicas da nossa cidade que executam este trabalho assistencial e façam uma doação. Esse gesto simples ajuda a auxiliar quem precisa de solidariedade.
A Secretaria de Desenvolvimento Social tem equipes prontas a fazer buscas ativas da população de rua, encaminhando-os para recebimento de alimentação e hospedagem em entidades conveniadas e subsidiadas pelo Governo Municipal, bastando entrar em contato pessoalmente ou pelo telefone 3694-4153. Devemos lembrar que, pelo menos inicialmente, só se ajuda a quem quer ser ajudado.
NÃO DÊ ESMOLA, PROMOVA A CIDADANIA!
Esmola explora crianças e adolescentes, destrói a cidadania, a dignidade e a esperança, financia delinquência, vícios e contribui para a violência.
Dê oportunidade, AJUDE DE VERDADE, informe a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Sua participação e de fundamental importância!
Últimas notícias
- 05/06/2018 Copasa irá encerrar troca de tubulações este mês
- 05/06/2018 Polícia apreende arma que seria usada em assassinato
- 05/06/2018 Lobo Guará é resgatado em Lavras
- 01/02/2018 Polícia Militar na guerra contra as drogas em Lavras
- 30/01/2018 Contrabando – 50 mil maços de cigarro apreendidos em Pouso Alegre