20/06/2014 - 12:17:41

Iniciada esta semana a instalação da rede de fibras ópticas do programa Educação Conectada

site34-1024x680

site13-1024x680

 

site34-1024x680

 

Equipes da empresa contratada pelo Governo Municipal para a execução do projeto Educação Conectada iniciaram esta semana a implantação da rede de fibras ópticas que irá interligar todas as escolas e CMEIs da Rede Municipal de Ensino. Até meados de julho serão instalados na cidade mais de 34 km de cabos para a transferência de dados entre as unidades escolares, a sede da Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Educação e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), mais do que a distância entre Lavras e Perdões (28 km) ou Lavras e Nepomuceno (32 km).

 

O programa Educação Conectada prevê a disponibilização em todas as escolas municipais de internet wireless e tablets individuais para os alunos que possibilitarão o acesso em tempo real a todo conteúdo didático das grades curriculares e também a um ambiente virtual onde os alunos poderão aprimorar seus estudos e os professores buscar uma melhor capacitação profissional através das inúmeras ferramentas pedagógicas disponibilizadas pelo programa.

 

O sistema oferecerá acesso ao Portal Educacional LEVA – Ambientes Virtuais das Escolas de Lavras, instalado na UFLA, que disponibilizará conteúdos pedagógicos como vídeos, textos, jogos e o próprio livro didático em formato digital. Cada equipamento dá acesso a conteúdos específicos da série na qual o aluno está matriculado.

 

Numa primeira etapa do programa, todos os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental estarão integrados ao sistema a partir de setembro de 2014. A partir de 2015, o programa será destinado também aos estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

A utilização de tal tecnologia em escolas públicas é algo raro mesmo nos grandes centros do país, sendo um projeto pioneiro, em termos de ensino público fundamental, em todo o Brasil. Sistemas como estes são mais comuns em universidades e centros educacionais de Ensino Superior, onde a utilização de ambientes virtuais como ferramenta pedagógica é usual.