30/05/2017 - 9:35:11

Desligamento do sinal de TV analógico em Minas é adiado para novembro

Foto:Antonio Cruz/ Agência Brasil Foto:Antonio Cruz/ Agência Brasil

O mineiro que ainda não converteu o sinal de TV analógico para o sistema digital ganhou mais um prazo. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) adiou a data e remarcou a mudança para o dia 8 de novembro deste ano. Inicialmente, o desligamento do sinal analógico estava previsto para ocorrer no próximo dia 26.

A medida, publicada no Diário Oficial da União (DOU) na edição desta segunda-feira (29), irá afetar os moradores de Belo Horizonte e de outras 38 cidades mineiras. No decreto, o ministro Gilberto Kassab frisa que a readequação atendeu a um pedido do Grupo de Implantação do Processo de Distribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), que regulamenta todo o processo de migração do sinal de TV no Brasil.

Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Gired argumentou que as emissoras de TV estão enfrentando problemas técnicos para a instalação de estações. Além de BH, o prazo para mudança do analógico para o digital também foi prorrogado em Fortaleza (CE), Juazeiro do Norte (PE), Sobral (CE), Salvador (BA), Campinas (SP), Franca (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP) e Vale do Paraíba (SP).

Cidades afetadas

Em Minas, a mudança vale para os municípios de Araçaí, Baldim, Belo Horizonte, Betim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caeté, Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itaúna, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Luzia, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.

Em Governador Valadares, Juiz de Fora, Uberaba e Uberlândia o corte do sinal analógico ocorrerá em 5 de dezembro de 2018. De acordo com o MCTIC, nas demais cidades o sinal digital deve ser implantado até o prazo máximo de 31 de dezembro de 2023.

 

*Hoje em Dia