07/07/2014 - 12:08:55

Comunidades Rurais de Lavras agora têm coleta de lixo

COLETA-DE-LIXO-NA-ZONA-RURAL.Still008-1024x768

 

COLETA-DE-LIXO-NA-ZONA-RURAL.Still008-1024x768

 

Localizada a cerca de 30 km de Lavras, as margens da Rodovia Fernão Dias, o Cajuru do Cervo é uma das 13 comunidades rurais do município beneficiada hoje com a coleta de lixo.

 

Há cerca de um mês, todas as quartas-feiras, o caminhão da empresa responsável pela coleta passa pela comunidade do Cajuru recolhendo o lixo de quase 200 residências.

 

Dona Odilha Silva Reis é uma das moradoras da comunidade e, de acordo com ela, “depois que a coleta começou a recolher o lixo do Cajuru do Cervo, a comunidade ficou muito mais limpa. Já tem um mês que toda quarta-feira eu coloco o meu lixo para fora esperando o caminhão passar e ainda ajudo a lembrar os vizinhos que quarta-feira é dia de colocar o lixo na calçada.”

 

COLETA-DE-LIXO-NA-ZONA-RURAL.Still006-1024x768

 

O caminhão passa sempre por volta das oito e trinta da manhã e recolhe mais de uma tonelada somente na comunidade. De acordo com o gerente operacional da empresa responsável pela coleta de lixo no município, se a demanda aumentar, eles já estão estudando a possibilidade de acrescentar para mais um dia da semana a coleta.

 

A Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a empresa responsável pela coleta de lixo, realizou durante todo o mês o serviço de conscientização da população das 13 comunidades atendidas pela coleta sobre a importância do descarte correto do lixo.

 

De acordo com dados do IBGE, 52,5% do lixo produzido em toda zona rural do país são queimados ou enterrados, o que traz um enorme impacto ambiental com consequências tanto para o lençol freático quanto para a poluição atmosférica.

 

COLETA-DE-LIXO-NA-ZONA-RURAL.Still005-1024x768

 

Raquel Silva Abreu é coordenadora da Escola Municipal Professor Paulo de Souza, na comunidade do Cajuru do Cervo e disse que “para incentivar a coleta de lixo tanto na comunidade do Cajuru como das outras em torno, a escola está desenvolvendo projetos de sustentabilidade, usando dos estudantes como propagadores da conscientização do descarte correto do lixo doméstico”.

 

A coordenadora afirmou também que “depois que a coleta começou a ser realizada semanalmente os alunos mudaram o perfil, e estão mais consciente sobre a importância de se ter um destino certo para o lixo produzido na escola”.

 

Essas ações de coleta de lixo que estão acontecendo em Lavras não vão interferir em nada no preço que o município paga a empresa contratada para realizar esse tipo de serviço. Ao contrário, Lavras economiza atualmente cerca de 140 mil reais mensais com o lixo tanto da zona rural como da urbana se levar em comparação o preço pago em outras administrações.

 

Com o contrato atual, feito após uma licitação já homologada, o município ainda tem uma série de novos serviços que não eram prestados anteriormente: coleta de lixo na zona rural, varrição mecanizada, limpeza de córregos, recolhimento de entulhos, limpeza de bueiros e roçada de lotes públicos.