08/05/2017 - 9:13:07

10 Curiosidades sobre a Praça Dr. Augusto Silva

Praça Dr. Augusto Silva (Foto: Prefeitura Municipal de Lavras) Praça Dr. Augusto Silva (Foto: Prefeitura Municipal de Lavras)

Você que visita a principal Praça Dr. Augusto Silva conhece suas histórias e seus detalhes? Separamos dez curiosidades para você conhecer:

1. Entre 1754 e 1908 a área onde se localiza a Praça Dr. Augusto Silva era chamada de Largo de Sant’Ana.

2. Por volta de 1800 algumas casas começaram a ser edificadas no meio do Largo de Sant’Ana. Contrário a esta medida, Mateus Luís Garcia e mais de cem escravos demoliram todas essas casas, despejando o entulho a uma légua de distância para garantir a permanência da praça. Curiosamente, Garcia foi também um dos fundadores de Nepomuceno.

3. A família Silva Pena tem especial relação com a praça. Além de ser a família do Dr. Augusto Silva, vale ressaltar que seu pai, o Dr. José Jorge da Silva, plantou as primeiras árvores casuarinas ao redor da praça em 1853, e seu irmão, o Dr. Gustavo Pena, cultivou as primeiras palmeiras imperiais, em 1905.

4. Bernardino Maceira (1863-1948), nascido em Portugal, foi o administrador das obras municipais que criaram o projeto de uma praça-jardim, na época em que o coronel Pedro Sales era o agente executivo (prefeito).

5. O Jardim Municipal inaugurado em 1908 tinha uma cerca de arame farpado e também um regulamento para visitação: era proibido entrar com roupa suja e também promover correrias.

6. A árvore mais famosa da praça é a tipuana, plantada por Bernardino Maceira em 1908. Segundo Bi Moreira, outra tipuana existente na praça Dr. Jorge (em frente à Escola Municipal Álvaro Botelho) foi plantada com sementes da primeira.

7. Outra árvore célebre e bem antiga é o cedro-do-líbano, uma conífera também plantada por Maceira. Ela fica próxima ao caramanchão.

8. Caramanchões são construções típicas de jardins em que algumas colunas servem de suporte a espécies vegetais tais como trepadeiras. O caramanchão da praça foi construído por volta de 1915 e consiste de oito colunas dóricas.

9. Hermas são pilares de pedras encimados pelo busto de uma personalidade. Existem quatro hermas na praça: próximo ao coreto estão o Dr. Augusto Silva e o Rev. Samuel Gammon, e no sul da praça o doutores Paulo e Sílvio Menicucci. A quinta herma, aprovada em lei, mas ainda não construída, é a de Sílvio do Amaral “Bi” Moreira.

10. Também existem dois monumentos importantes na praça: o monumento Honra e Glória aos lavrenses mortos em combate na II Guerra Mundial, próximo ao chafariz, e o monumento à Lei de Deus, próximo ao coreto.

 

*Prefeitura Municipal de Lavras