13/11/2014 - 12:44:16

PML informa: Gestantes devem se vacinar contra coqueluche

Gestante

Gestante

 

A vacina Tríplice Acelular (dTpa) para gestantes já está disponível em 14 postos de saúde de Lavras desde 3 de novembro. Distribuída pelo Ministério da Saúde, a vacina protege os recém-nascidos contra a coqueluche nos primeiros meses de vida e reduz a quantidade de crianças que apresentam a doença até 1 ano de idade.

Todas as mulheres grávidas devem receber uma dose da vacina a partir da 27ª até a 36ª semana (entre o 7º e 9º mês) de gestação, pois é o momento em que elas atingem um número de anticorpos elevado, e, assim, o bebê ficará imunizado por mais tempo após o nascimento. Se as gestantes comparecerem após a 36ª semana, a vacina também poderá ser realizada.

 

Os postos de saúde que receberam a vacina estão abertos de 8h às 17h: Posto Chacrinha ; PSF1 Novo Horizonte ; PSF2 Lavrinhas ; PSF 3 Cohab; PSF 4 Serra Verde; PSF 5 Vale do Sol; PSF 7 Jardim Floresta; PSF 9 São Vicente; PSF 10 Zona Rural; PSF 11 Paulo Henrique Celani; PSF 12 Jardim Gloria; PSF 13 Cruzeiro do Sul; PSF 15 José Cicarelli, e PSF 17 Dirceu de Castro Rezende.

 

A coqueluche é uma doença infectocontagiosa aguda do trato respiratório transmitida pela bactéria Bordetella pertussis. O contágio acontece pelo contato direto com a pessoa infectada ou por gotículas eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar.

 

A infecção pode ocorrer em qualquer época do ano e em qualquer fase da vida, mas atinge especialmente as crianças menores de dois anos. O período de incubação varia entre 7 e 17 dias. Os sintomas duram cerca de seis semanas: febre baixa; coriza; espirros; lacrimejamento; falta de apetite; mal-estar e tosse noturna