24/04/2017 - 16:23:12

Governo de Minas Gerais qualifica mais 220 mulheres em situação de vulnerabilidade

mulheres

O Governo de Minas Gerais, por meio da Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), inicia nesta segunda-feira (24/4) novos cursos de qualificação do Programa Mulheres Mil. Até agora, a iniciativa atendeu 380 mulheres em Minas Gerais, em sua maioria beneficiárias do programa Bolsa Família.

Nos próximos três meses, 220 mulheres de Belo Horizonte, Itaúna, Pará de Minas, Sabará e Santana do Riacho vão frequentar os cursos de modelista de roupa; manicure e pedicure; auxiliar de cozinha; cuidador infantil e Informática básica. Os cursos têm carga horária mínima de 160 horas e máxima de 200 horas.

O objetivo dos cursos “Mulheres Mil” é possibilitar o acesso de mulheres historicamente em situação de pobreza e vulnerabilidade à educação profissional e tecnológica.

O público desta política é formado por mulheres a partir de 16 anos, chefes de família, em situação de pobreza, cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚnico, em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, com escolaridade baixa ou defasada.

Segundo a diretora de Qualificação e Extensão da Utramig e responsável pelos cursos do Mulheres Mil/Pronatec/FIC, Vera Victer, esta é uma experiência extremamente exitosa, sobretudo por mulheres estarem, a partir dos cursos, iniciando a vida como empreendedoras – individuais, familiares e coletivas.

“Além desse momento de qualificação, elas têm a possibilidade de fazerem uma pausa e repensarem a sua própria vida, tornando-se protagonistas de seus próprios destinos. A relevância dos cursos é que, além de suprirem lacunas básicas de Português e Matemática, abordam conhecimentos específicos necessários para que essas mulheres sejam inseridas no mercado de trabalho e possam sair da situação de vulnerabilidade”, ressalta a diretora.

O presidente da Utramig, Lindomar Gomes, destaca que o programa segue uma premissa do Governo Fernando Pimentel de proporcionar oportunidades àqueles que historicamente foram esquecidos. “Além da qualificação, elas recebem uma formação cidadã”, diz.

Utramig

Subordinada à Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) de Minas Gerais, a Utramig acaba de completar 51 anos formando técnicos em seus cursos profissionalizantes.

A Fundação de Educação para o Trabalho executa também cursos de qualificação de curta duração, que preparam para as demandas do mercado.

Nestas cinco décadas de atuação, a Utramig se firmou como uma instituição contemporânea e referência em educação profissional inovadora, formando profissionais e promovendo inclusão social.

A Diretoria de Qualificação e Extensão coordena e desenvolve as políticas de formação inicial e continuada de qualificação profissional e de educação inclusiva da instituição. É responsável por responder às necessidades e diretrizes dos diversos agentes sociais no campo do trabalho, do emprego e da geração de renda.

 

Fonte: Agência Minas