11/05/2015 - 10:17:07

Estudantes participam da primeira aula prática do projeto Rumo Certo

A primeira aula prática do projeto Rumo Certo reuniu cerca de 30 crianças na Transitolândia A primeira aula prática do projeto Rumo Certo reuniu cerca de 30 crianças na Transitolândia
A primeira aula prática do projeto Rumo Certo reuniu cerca de 30 crianças na Transitolândia

A primeira aula prática do projeto Rumo Certo reuniu cerca de 30 crianças na Transitolândia

 

Cerca de 30 crianças do 4º ano do Ensino Fundamental da E.M. Doutora Dâmina participaram da primeira aula prática sobre educação para o trânsito na manhã desta quinta-feira (07/04), na Transitolândia – espaço educacional da Sexta Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito (6ª Cia Ind Mat).

O objetivo foi educar e conscientizar os estudantes para que se tornem multiplicadores de educação para o trânsito, como fiscalizadores de pais, amigos e familiares. A iniciativa faz parte do projeto Rumo Certo, desenvolvido pela equipe do Programa de Educação para o Trânsito (EDUCAT), da Secretaria de Defesa Social e Trânsito em parceria com a Secretaria de Educação.

Lançado em uma solenidade realizada no auditório da E.M. Doutora Dâmina no dia 5 de março, o projeto prevê a realização de aulas lúdicas, dinâmicas e participativas de educação para o trânsito, quinzenalmente, nas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental das quatro escolas que participarão do projeto neste 1º semestre – E.M. Doutora Dâmina; E.M Itália Cautieiro Franco (CAIC); E.M. Francisco Sales e E.M. Paulo Menicucci.

O projeto também envolve uma aula prática na Transitolândia, onde os alunos vivenciam experiências sobre o trânsito na prática. Neste ano serão realizadas, ao todo, dez visitas na unidade. Ao final do semestre acontecerá uma formatura, para que as crianças que participaram do projeto sejam nomeadas Agentes de Trânsito Mirins.

O EDUCAT foi baseado na resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), nº2 de 2009, relativa à Década de Ação pela Segurança no Trânsito – de 2011 a 2020. Trata-se de uma proposta para a redução de acidentes para a segurança viária no Brasil. A iniciativa também baseia-se no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), da Polícia Militar.